quinta-feira, 1 de outubro de 2015

5 Minutos de um Mundo Bom - 01/10

Nigéria sai da lista de países onde a pólio é endemica


Honestamente, conheço pouco a Nigéria. Minha imaginação é repleta de preconceitos e imagens típicas que temos dos países africanos – pobres, violentos, quase tribais, que vivem em um ciclo vicioso de miséria. Talvez as coisas sejam assim, embora meu bom senso diga que não exatamente.

A Nigéria é o país mais populoso da África, com 148 milhões de habitantes com taxas de natalidade exorbitantes e uma variedade étnica impressionante. São mais de 250 grupos étnicos falando mais de 500 línguas. Nessa colcha de retalhos, o idioma oficial é o inglês e o país é dividido entre muçulmanos e cristãos, o que tem gerado conflito por gerações.

Em meio a tudo isso, uma curiosidade - a terceira maior indústria cinematográfica do mundo é nigeriana. Ela só fica atrás da norte-americana Hollywood e da indiana Bollywood. Segundo o Blog Cinemanigeriano, são lançados mais de 30 filmes por semana, quase todos distribuídos no mercado informal, visto que o país não conta com muitas salas de cinema (eram apenas 12 em 2013).

Não há dúvidas de que a educação e a cultura são transformadoras, mudam a vida das pessoas, de um país, de uma sociedade inteira e mesmo com esse marco impressionante, a Nigéria ainda sofre com  uma taxa de analfabetismo de 40%, segundo o levantamento da ONU em 2012.

O que me leva a outro pensamento: a interdependência entre fatores. Educação e cultura precisam de

um ambiente propício para se desenvolver e se enraizar – ninguém quer ler um livro quando está com febre ou ir ao cinema se está com dor ou ir a escola se tem fome. O bem estar intelectual e emocional ficam muito prejudicados sem o bem estar físico. Por isso, que essa é minha boa notícia do dia!

A Nigéria comemora 1 ano sem casos de pólio registrados.

Conhecida também como paralisia infantil (famosa no Brasil pela campanha de vacinação com o Zé
Gotinha), a doença pode causar várias lesões neuromotoras ou até mesmo, a morte. Após inúmeros percalços nessa luta, a Nigéria erradica a pólio e muda o futuro de milhares de crianças, dando um passo para um futuro melhor.

Leia a notícia na íntegra pelo link:

http://www.rm.co.mz/index.php/modules-menu/item/13850-nigeria-sai-da-lista-de-paises-onde-a-polio-e-endemica

Nenhum comentário:

Postar um comentário