quarta-feira, 21 de outubro de 2015

5 Minutos de um Mundo Bom - 21/10

Número de superdotados cresce 17 vezes em 14 anos nas escolas do país

É muito comum vermos reportagens sobre jovens americanos que, aos 12 anos, se formaram em engenharia em Harvard e tal...  Uma pessoa superdotada é acima da média em alguma habilidade de forma inata, sem treinamento anterior. Ser superdotado vai muito além de um alto QI e também não significa que a pessoa seja boa em tudo, em geral, o superdotado é muito bom em uma área de conhecimento ou habilidade.

Em vários países, identificar e instruir essas pessoas de forma diferenciada fazem parte de políticas públicas de educação, assim garante-se que, desde os anos primários, os estudantes recebam currículos escolares que o motivem. No Brasil, isso está só começando. É muito comum uma criança superdotada se sentir desmotivada na aula e ser 'diagnosticada' hiperativa, visto que, ao aprender rápido, ela quer passar para a próxima tarefa.

No Brasil, ainda estamos caminhando nesse tópico, mas  boa notícia de hoje é que o número de superdotados identificados cresceu 17 vezes. Isso significa que temos cada vez mais gente preparada para identificar esses jovens e proporcionar a eles condições de desenvolvimento adequadas.

Para ler a reportagem na íntegra,

Para saber mais, recomendo a leitura
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário