terça-feira, 29 de setembro de 2015

Satiquei

Outro dia, para minha surpresa, precisei explicar para uma amiga o que era um ano sabático. No mundo corporativo, por onde tenho andado nos últimos 10 anos, esse é um assunto muito comum nos almoços.

Fazer um ano sabático (ou sabaticar, um neologismo criado carinhosamente por mim) nada mais é do que fazer uma pausa. Um sabático não é como férias prolongadas, é um período que a pessoa tira para si mesmo - tirar um tempo para descansar e para os filhos, repensar a vida, construir outros caminhos,  “Mas o tempo necessário para produzir mudança. A duração vai depender de cada objetivo”, afirma Herbert Steinberg, autor do livro Sabático.

Isso não se significa que se vai jogar tudo para o alto e dar um f...-se mesmo. Conheço inúmeros casos de profissionais muito bem sucedidos (ou não), que, em determinado momento, pediram uma pausa e depois seguiram suas carreiras e atribuições anteriores.

No Brasil, essa prática é rara e pouco difundida. A instabilidade econômica, o alto custo de vida relativo, a falta de cultura para planejamento financeiro pessoal se tornam barreiras para essa pausa. A Revista Época fez uma reportagem curtinha, mas interessante sobre o tema- http://epoca.globo.com/vida/vida-util/carreira/noticia/2013/08/como-se-preparar-para-um-periodo-bsabaticob.html

 Como curiosidade, a palavra "Sabático" tem a mesma raiz de "sábado"-  com origem na palavra Shabat do hebraico que significa cessar, parar  - o descanso é algo implícito. É algo presente desde o antigo testamento como o 7o. dia.

Nessa nova vida, nem tudo é uma maravilha, por isso eu recomendo a leitura do blog -
http://www.felizcomavida.com/sabatico.

No meu caso, especificamente, eu satiquei sem querer. Em decorrência de uma complicação na gestação, entrei de licença médica até o final da gravidez. Tenho um tempo pré-determinado para produzir essa "mudança" - de alguém agitado, hiperativo, workaholic para a maternidade.

Enquanto isso, queria fazer desse tempo livre algo divertido, criativo... e assim, nasceu o Sabatiquei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário