quinta-feira, 8 de outubro de 2015

5 minutos de um Mundo Bom - 08/10

O Ouro é Nosso!


Há 10 dias, todos os dias, eu busco boas notícias, encontro várias, quase nenhuma do Brasil. Sou quase convencida de que meu país está ultimamente a cara da vergonha e da desgraça -  não estou só falando politicamente. O brasileiro em si anda de mau humor. Até o clima por aqui azedou - ou chove demais, ou de menos, ou no lugar errado.

Mas talvez seja uma questão de ponto de vista, de enfoque e até de valores. Convenhamos. Aposto que metade dos homens que eu conheço estão discutindo nos últimos dias o próximo jogo Brasil e Chile, nosso desempenho na próxima Copa (se é que vamos...) - o ouro será nosso?

Nessa semana, o ouro foi nosso. Não nessa copa zilhonaria de 32 seleções, mas sim em uma copa mais modesta e que exige cérebro de verdade! Foram 38 seleções disputando a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica e eles, brasileirinhos praticamente anônimos e com recursos limitados, trouxeram para o Brasil 5 medalhas. Não apareceram no Jornal Nacional, nem na capa da Folha. O melhor que conseguiram foi a homepage da Galileu.

E por que essa notícia ganhou o Satiquei?

1) Demonstra como o Brasil tem capital humano de qualidade, basta formação e educação adequada
2) Mostra que existem pessoas que se dedicam a fazer coisas por paixão (Se você quer testar o nível de esforço necessário, sugiro que faça o simulado no site da Olimpíada Brasileira, palavra de quem tentou)
3) Há alguns anos, o governo abriu o Programa Ciências Sem Fronteiras para capacitar estudantes universitários e acadêmicos "buscando promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia". Com a divulgação, financiamento e preparação necessária, essa galerinha pode ser os próximos cientistas do Brasil,

Para saber mais, veja a matéria completa na Galileu.

PS: Enquanto discutimos futebol e descobrimos ilícitas contas na Suiça, uma turma de estudantes faz campanha para arrecadar fundos para ir para as Olimpíadas de Matemática na Índia. É... para termos boas notícias precisaremos rever o conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário